Dicas de Planejamento para o seu Casamento 

Sou fotógrafo de casamentos e, não à toa, casamento é um assunto que tem feito parte dos meus dias e noites há mais tempo que muitos noivados. 

Por estar nesse meio vejo que muitos noivos ficam perdidos no meio de tanta (des) informação na internet e resolvi criar uma série de vídeos para falar sobre casamentos de uma forma mais detalhada, de acordo com meu ponto de vista. O que você pode fazer na hora de planejar seu casamento, que vai resultar em ótimas lembranças do seu grande dia. 

No primeiro vídeo falo sobre os primeiros passos. Você acabou de receber a proposta de noivado (ou propôs), passou aquela euforia, já contou para algumas pessoas e antes de tomar a primeira atitude referente ao planejamento, você pode assistir a esse vídeo:

É basicamente o que fazer, antes de começar a fazer alguma coisa de fato. É o ato de refletir, de pensar, não somente no que você sempre sonhou, mas também, no sonho da pessoa que está ao seu lado, afinal, casamento é sobre união, devem prevalecer as vontades de ambos.

O segundo vídeo é sobre Prioridades. 

Antes de começar a planejar, vocês precisam definir suas prioridades, o que é mais importante para vocês em primeiro lugar. Depois, pensar no que seria interessante para a família e convidados e a partir daí pensar nas próximas etapas.

Depois de definir o que é importante para o casal e analisar a situação financeira, chega o momento de começar a moldar o casamento. Pensar no número de convidados, qual o tamanho da festa, onde vai ser e por aí vai.

No terceiro vídeo falo sobre Categorias de Casamento.

Escolher se pretende fazer um casamento pequeno, médio ou grande. O que você deveria levar em consideração na hora de escolher cada uma dessas opções.

A partir do quarto vídeo comento sobre possíveis locais. 

Não é para qualquer um, mas dependendo da cidade onde você mora, é possível escolher se casar na praia, no campo ou na cidade. Aqui em Curitiba temos muitas opções de espaços na cidade para todas as categorias de casamento, seja pequeno, médio ou grande. Há quem prefira se casar na praia. Curitiba não fica tão longe do litoral e com algumas horas de viagem podemos chegar a várias praias, mesmo no litoral de Santa Catarina que dispõe de centenas de resorts, hotéis, pousadas ou mesmo restaurantes de frente para as areias claras catarinenses. E ainda tem o campo, é possível encontrar chácaras dentro de Curitiba, mas a maioria se encontra mesmo na região metropolitana, com paisagens bucólicas, lagos e casarões coloniais. Opções não faltam e cada uma envolve vários prós e contras, por isso resolvi dividir o tema 'Local' nos três vídeos seguintes:

Depois de decidir se o seu casamento vai ser no campo, na praia ou na cidade, e se será pequeno, médio ou grande, você também precisa definir o horário da sua cerimônia. Como você deve imaginar, se pretende se casar no campo ou na praia, o ideal é que a cerimônia seja realizada ainda durante o dia, então, para ajudar a escolher o melhor horário também particionei esse assunto em dois vídeos que podem auxiliar na sua escolha de realizar sua cerimônia durante o dia ou à noite:

Como vocês devem ter visto nos vídeos não existe uma ordem exata do que definir primeiro, mas sim, imaginar como você gostaria que fosse o seu casamento e a partir daí, escolher o melhor tamanho, horário e local com base no seu gosto, orçamento ou quaisquer que sejam suas prioridades. Tudo isso, sem sair de casa. 

Essa fase é o "planejamento do planejamento". Você consegue fazer tudo isso ainda sem sair de casa, pesquisando referências em sites e revistas de casamento. Google e Pinterest estão aí para nos mostrar o mundo de opções. Depois, cabe aos noivos ter discernimento para entender o que eles realmente podem e querem para o casamento. 

O que considero indispensável, é ter em mente que planejar um casamento não é como planejar um jantar ou um aniversário, demanda muito tempo e dinheiro. 

Quanto mais vocês entenderem sobre os serviços que estão contratando, menos dores de cabeça irão enfrentar. 

Ao meu ver, esses são os primeiros passos que todos os noivos deveriam seguir, ANTES de começar a planejar. 

Se tudo isso te ajudou de alguma forma no seu casamento ou minimamente lhe deu ideias para planeja-lo, ajude a divulgar para que mais noivas tenham acesso a este conteúdo. Sei que muita coisa parece óbvio, mas se fosse, não veríamos tantos noivos reclamando. 

Um forte abraço e que vocês tenham um casamento muito iluminado! 


Logo_fundo_br.png

 

Luiz Scur - Fotógrafo de Casamentos
Rua Francisco Rocha, 198
Curitiba - PR