Making of

Fotos que enriquecem seu álbum de casamento

Algum tempo atrás quando se falava em fotografia de casamento, logo se pensava em fotos protocolares, posadas, daquelas que você não podia nem se mexer. 

Hoje, já se divide em categorias de cobertura, como fotojornalística, artística e tradicional. Sem contar as noivas que logo perguntam sobre pré-wedding, making of, decoração, festa entre outros serviços.

Com a chegada das câmeras digitais, os fotógrafos viram as inúmeras possibilidades que essa tecnologia podia oferecer. Logo, alguns foram ficando cada vez mais criativos e passaram a oferecer novos serviços. Entre eles o making of, que é um dos serviços adicionais que mais acrescentam fotos incríveis no álbum de casamento. 

A possibilidade de registrar os detalhes, os momentos que antecedem a cerimônia, a interação dos noivos com os pais e amigos enriquecem muito o produto final. 

É justamente este o assunto deste post. 

O making of

Não basta simplesmente estar em um quarto de hotel ou mesmo de casa, com uma câmera na mão e fotografar de qualquer jeito. 

Para que o fotógrafo consiga registrar esses momentos de forma marcante, existem algumas condições que possibilitam fotografias mais interessantes. 

1 - Espaço 

No making of, normalmente temos a noiva, algumas madrinhas e a mãe. Às vezes até o pai aparece para dar uma última olhada na noiva antes do altar. 

Além dos convidados mais próximos da noiva, certamente um/a maquiador/a, cabeleireiro/a, o fotógrafo e até o filmmaker e seus assistentes. Levando em consideração que todas essas pessoas carregam consigo suas malas com roupas e acessórios e, no caso da staff, seus equipamentos de trabalho, é preciso um espaço considerável para que caiba todo mundo de forma harmoniosa e para que cada um consiga fazer o seu trabalho. 

Antes de decidir o local do making of leve em consideração quantas pessoas estarão presentes e se há espaço para que todos fiquem ali confortavelmente. 

2 - Luz  

Como já mencionei em um vídeo, a luz no dia do casamento é um fator primordial para definir o resultado final das fotos e do vídeo. Luz natural é de graça e ao mesmo tempo uma das melhores fontes de luz que podemos ter para a Fotografia. Um ambiente com janelas e portas grandes que facilitem a entrada de toda essa luz é o desejo de todo Fotógrafo. 

3 - Família e Amigos

A interação com família, amigos e até os pets trazem uma atmosfera de intimidade, e quem faz a festa nessa hora é o fotógrafo. Tenha pessoas com as quais você se sinta muito à vontade no making of. Ficar estressada ou nervosa com algo ou alguém é a última coisa que desejo a qualquer noiva ou noivo. Isso acaba se refletindo na fotografia e o que o fotógrafo mais quer são risos, abraços e se rolar lágrimas a gente adora também. Desde que sejam lágrimas de emoção. 

4 - Cronograma

Casamento é um dia de festa e muitos noivos levam isso para o making of. Não que seja ruim, afinal, o que mais um fotógrafo pode querer além dos itens 1,2,3 e noivos tranquilos no dia do casamento? 

Mas é bom não esquecer que os convidados estão esperando a hora do jantar os noivos lindos para a cerimônia e, caso esta, seja programada para aproveitar a luz do dia, corra-noiva-corra é melhor não se atrasar porque o sol não espera.

Ao invés de correr, o ideal é relaxar, de olho no relógio. 

Caso você esteja sonhando com aquela foto linda da noiva pronta antes da cerimônia, nunca deixe para ser a última do making of a se maquiar ou arrumar o cabelo. Seja a penúltima, pois enquanto outra pessoa estiver ali, você vai estar correndo pra lá e pra cá vestida de noiva com o fotógrafo que já encontrou um lugar com uma luz ideal para as fotografias. 

O resultado que tudo isso pode oferecer são fotos que vão enriquecer muito o álbum de casamento. 

Um conselho que eu adoraria dar aos noivos:

CASE DE DIA

e

NÃO

dispense

o MAKING OF!

 

Texto e Fotografias por Luiz Scur

Fotógrafo de Casamentos

Curitiba - PR

Brasil